Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

31 semanas de gestação!!!

Os braços, as pernas e o corpo todo do bebê continuam sendo recheados de tecido adiposo -- e finalmente os membros são proporcionais em relação ao tamanho da cabeça. Ele pesa cerca de 1,5 quilo (Gutinho está com quase 1,6!) e já se parece mais com um recém-nascido. O comprimento total é de 41 centímetros. Veja detalhes na figura abaixo e continue a ler

Talvez você perceba que seu bebê não está mais fazendo tantos movimentos bruscos quanto antes (verdade). Não se preocupe, a questão é que está faltando espaço. Desde que você sinta algum movimento, não há problema. Acredite se quiser, ele ainda tem muito o que crescer. O bebê vai ganhar mais quase 1 quilo antes de nascer. 

Os órgãos do seu bebê continuam a amadurecer, e ele já urina água, num treino do trato urinário para depois do nascimento. Exames que produzem imagens do cérebro já mostraram que, por volta do oitavo mês de gravidez, os fetos têm padrões de sono característicos da presença de sonhos (que lindo!).

Não se assuste se tiver engordado 2 quilos só este mês. É normal no último trimestre ganhar quase meio quilo por semana ( OH MY GOD! ), já que o bebê está crescendo rápido para se preparar para nascer. Se estiver calor, o inchaço natural desta fase, causado pelo acúmulo de líquido, pode contribuir para seu aumento de peso.

Seu sono está diferente? Porque...

É difícil arranjar uma posição confortável

Agora que sua gravidez está avançada, aquela noite de sono ininterrupto pode parecer coisa de um passado muito distante. A barriga está grande demais para que você consiga se deitar de um jeito confortável (tá osso...)

Experimente dormir de lado (sobre o lado esquerdo), com um travesseiro entre as pernas, um atrás das costas e outro ainda embaixo da barriga, além do da cabeça. Se nem isso adiantar (ou se a solução for impraticável, por não deixar espaço na cama para seu companheiro), você pode tentar dormir numa poltrona confortável, ou imitar a forma de uma com os travesseiros, na própria cama. 

A posição semi-sentada às vezes é a mais confortável nas últimas semanas da gravidez, e também pode ajudar a amenizar a azia.

Bexiga espremida (de novo!)

Você se lembra do comecinho da gravidez, quando parecia que passava pelo menos metade do seu dia indo ao banheiro fazer xixi? (lembro bem...) Pois é, aqueles tempos voltaram. Desta vez o responsável é o seu bebê, que está ficando grandão e pressionando sua bexiga (Gustavo deve estar sambando em cima dela...)

Você pode tentar reduzir o número de idas noturnas ao banheiro cortando a ingestão de líquido à noite, e procurando esvaziar totalmente a bexiga quando urinar, inclinando-se para a frente no vaso sanitário.

Azia e outros vilões do sono

Não vai ser surpresa se a azia, as cãibras nas pernas, o ronco e a síndrome das pernas inquietas, sem falar dos nada sutis movimentos do bebê, deixarem você acordada praticamente a noite inteira no terceiro trimestre. 

Estudos mostram que no último trimestre da gravidez as mulheres passam por menos períodos de sono profundo, e acordam mais vezes durante a noite. Para resumir, a qualidade do seu sono pode ser uma das piores de todos os tempos. 

Para tentar compensar, aproveite toda e qualquer oportunidade para descansar e tirar uma soneca. Não tem importância se esses cochilos roubarem um pouco do seu sono à noite. Você vai ter mesmo de se preparar para um ritmo de vida notívago quando o bebê chegar, e vai levar algum tempo para a vida e o sono voltarem ao ritmo normal.

"Treino" para o que vem pela frente

Certamente você já ouviu a brincadeira de que a péssima qualidade do sono das mulheres em fim de gravidez é um treino para as noites em claro programadas para o quando o bebê nascer. É verdade. Console-se em saber que o bebê também vai dormir durante o dia, e aí será sua chance de descansar junto com ele. Se for treino, já passei na prova!


Fotinha da minha 31 semanas


Um comentário: