Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mulheres na Bíblia - Priscila, uma respeitável líder cristã


Priscila, a quem Paulo normalmente chamava pelo nome mais formal, Prisca, era sua valorosa "cooperadora". Como uma judia que havia saído de Roma, ela e seu marido Áquila, estavam profundamente envolvidos na divulgação do evangelho. Seu nome, inesperadamente, precede o de seu marido em três de seis referências a ambos (At 18.18 ; Rm 16.3 ; 2Tm 4.19). Esse fato pode indicar que ela pertencia a uma classe social superior à de Áquila ou demonstrar que era a mais ativa dentre os dois no serviço cristão.
Pode também ser simplesmente uma expressão de deferência para Priscila como mulher.

Quando chegou a Corinto, no final de 50 d.C., Paulo trabalhou com esse casal dinâmico no negócio da fabricação de tendas ( At 18.3 ). Havia pouco tempo que eles tinham sido forçados a sair de Roma, devido a um decreto do imperador expulsando todos os judeus. Provavelmente Priscila e Áquila já eram Cristãos, uma vez que Paulo descreveu Estéfanas e sua casa como os primeiros convertidos em Corinto (1Co 16.15). De qualquer maneira, como trabalhavam juntos no comércio e na expansão do evangelho, Priscila e Áquila tiveram a inestimável oportunidade de ser pessoalmente ensinados e treinados pelo apóstolo Paulo.
Quando Paulo deixou Corinto um ano e meio depois (At 18.11), Priscila e Áquila o acompanharam até Éfeso (At 18.18-19). Por vários anos, lideraram a igreja em Éfeso. 
Além de liderarem a igreja que funcionava em sua casa (1Co 16.19), tiveram um significante ministério junto a Apolo. Apesar de ser um eloquente orador, Apolo tinha sérias falhas em sua compreensão da mensagem cristã. Priscila e Áquila o chamaram de lado e, com grande sabedoria, tato e coragem, amorosamente lhe expuseram toda a doutrina cristã (At 18.26).

Priscila representava o retrato da mulher forte e competente, que estava ativamente envolvida no ministério cristão. Apesar de administrar sua casa e exercer um ofício, ela encontrava tempo para obter uma ampla compreensão das Escrituras, sendo, obviamente, habilitada no ensino. Como uma respeitada líder da Igreja Primitiva, ela também foi notada por sua hospitalidade. Trabalhava lado a lado com seu marido e, juntos, deram um significante contribuição para a expansão do evangelho nas primeiras décadas.

Onde encontrar?
Livro de Atos dos Apóstolos capítulo 18


Referência - A Bíblia da Mulher - Sociedade Bíblica do Brasil





















Nenhum comentário:

Postar um comentário