Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

29 semanas de gestação!!!

Vamos direto ao ponto: você está inchada e retendo muita água. As chances são boas de você não conseguir colocar seu tênis ou tirar o seu anel de casamento; então, fique confortável com seus chinelos. Suas calças não cabem; as camisas não se encaixam. E agora, graças à expansão nos seus pés, os sapatos não servem também. Você pode agradecer por isso a uma maravilha chamada edema.

Inchaço extremo (como em "Oh meu Deus! O que aconteceu com as minhas mãos?") pode ser um sinal de pré-eclâmpsia; assim, certifique-se sobre isso com médico. Para leve edema, o seu médico pode recomendar beber bastante água. Para amenizar o problema do inchaço, reduz-se o sal da alimentação, pois é um dos fatores de retenção de líquido, levando a um maior inchaço. Fazer caminhadas ou hidroginástica com orientação médica ajuda a aliviar também. O uso de meia elástica pode ajudar, mas é um acessório muito quente para o verão.

Pelo lado positivo, o edema é uma ótima desculpa para sentar, colocar os seus pés para cima, e pedir ao seu marido para lhe trazer uma bebida fresca e a revista da semana. Estando sentada, procure ler a Bíblia também. Na verdade, faça desta a sua leitura predileta.

Seu bebê está pesando cerca de 1,1 quilo, com 38 centímetros de comprimento. Veja detalhes na figura abaixo e continue a ler. 
Nos meninos, os testículos descem de perto dos rins até a virilha, a caminho do saco escrotal. Nas meninas, o clitóris fica relativamente saliente, porque ainda não foi coberto pelos lábios vaginais -- que vão crescer e cobrir o clitóris nas últimas semanas antes do nascimento. 

A cabeça do seu bebê está crescendo, e o cérebro se desenvolve bem depressa. Quase todos os bebês são capazes de reagir a sons na 30a semana de gestação.

As necessidades nutricionais do bebê chegam ao ponto máximo no terceiro trimestre. Você vai precisar de muita proteína, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio (cerca de 200 miligramas de cálcio são depositados no esqueleto do bebê por dia), portanto prefira alimentos ricos nesses nutrientes. 
O esqueleto do bebê fica cada vez mais rígido, e o cérebro, os músculos e os pulmões continuam amadurecendo. Dê uma olhada no nosso guia da boa alimentação para ter certeza de que está recebendo os sais minerais e as vitaminas de que precisa.

Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga. 




Bom, cada semana que passa me aproximo da reta final e fico mais ansiosa e curiosa pra saber como será o rostinho do Gustavo. Essa semana ele tá que tá, revira, dá cambalhotas, chutes e socos, um furacão!!!
Continuo com a mesma fome, mas ainda comendo em pequenas porções e sentindo bastante azia. Agora minhas consultas à obstetra serão mais frequentes e começo a pensar mais no parto, mas sem medo. Tenho preferencia pelo parto normal, e se tudo der certo, quero que assim seja. Também aproveitei o último feriado pra comprar umas roupinhas pra mamys aqui de n° maior, meu sutiã então... pulou um nº !!!
Ai ai... falo com meu marido que o Gustavo veio pra mudar tudo na minha vida, inclusive meu corpo, rsrsrs.

Aí vai uma fotinha da 29ª semana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário