Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mulheres na Bíblia - Dorcas, a discípula generosa


Dorcas é um nome usado para gazela, um antílope pequeno, gracioso e veloz conhecido por seus olhos radiantes e brilhantes. Dorcas ou Tabita, aparentemente tinha uma boa fama. Dorcas, helenita ou judia que viveu entre os gregos e falava esse idioma, tornou-se cristã. Lucas, o autor de Atos chama Dorcas de "discípula", a primeira e única vez no Novo Testamento que esse título é usado para descrever uma mulher.

Ela viveu em Jope, uma bela cidade situada na costa mediterrânea, a 56km de Jerusalém. Por ser uma cidade costeira, Jope viu vários pais e maridos se arriscarem em águas perigosas. Muitos homens nunca retornaram do mar, deixando para trás órfãos e viúvas desoladas e carentes. 

O coração de Dorcas estava voltado para o Senhor. Seu terno olhar conseguia ver as necessidades maiores das outras pessoas. Com mãos hábeis, essa discípula colocava sua fé em ação diariamente. Costurava belas túnicas e as distribuía generosamente às crianças e viúvas da cidade, as maiores vítimas dos naufrágios e tempestades. os habitantes de Jope amavam Dorcas por suas simples, porém valiosas, ações de bondade e caridade. Depois que ela adoeceu e morreu, suas amigas enlutadas prepararam seu corpo para o sepultamento e enviaram dois homens à cidade de Lida, a fim de buscar o apóstolo Pedro.
Pedro atendeu rapidamente. Quando entrou no cenáculo, onde o corpo sem vida jazia, ele viu várias viúvas vestindo as túnicas que Dorcas havia confeccionado. Pedindo que elas saíssem, Pedro ajoelhou e orou. Ele disse: "Tabita, levanta-te" (At 9.40). Tomando-a pela mão, Pedro a levantou e chamou suas queridas amigas para a receberem de volta à vida.
Que festa deve ter acontecido! 

A cidade costeira de Jope nunca mais foi a mesma depois que Dorcas retornou à vida. Por ouvir o milagre da ressurreição de Dorcas, muitos se voltaram para o Senhor e creram. Sem dúvida, essa generosa discípula, dotada de mãos hábeis e um coração voltado para o Senhor, pegou sua agulha e linha e continuou seu ministério benevolente e compassivo para todos os que viviam ao seu redor. Com que frequência uma mulher oferece a Deus o serviço mais importante ao fazer o que parece ser a coisa menos importante do mundo!

Onde encontrar?
Livro de Atos dos Apóstolos capítulo 9 a partir do verso 36


Referência - A Bíblia da Mulher - Sociedade Bíblica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário