Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Orgulho - Administre esse sentimento, que denota falta de maturidade espiritual e psicológica.


A natureza humana é muito complexa. Nós somos diferentes uns dos outros e nossas histórias de vida também são diferentes. Porém, é isso que enriquece os relacionamentos e proporciona o crescimento dos grupos nas áreas espiritual, emocional, física e material. 

A beleza da diversidade de talentos, dons e desejos, e da maneira de ver a vida acrescenta ao mundo, e aos seres humanos, os sonhos, as alegrias, a comunhão, a compaixão, o amor, o conhecimento, etc. O importante é que nos conheçamos, observando a forma como direcionamos a nossa vida na área espiritual, como lidamos com as nossas emoções, e se o que vivemos contribui para o nosso crescimento e das pessoas que estão à nossa volta.

Já falamos sobre o egoísmo e a inveja. Agora, abordaremos um tema da mesma importância: o orgulho. Segundo C. S. Lewis, “trata-se de um vício que não poupa ninguém no mundo; que todo mundo despreza quando o percebe no outro. E quanto mais ele se manifesta em nós, mais nos desagrada no outro. Esse vício devora até mesmo a possibilidade do amor, da alegria ou do simples bom senso”. 

Compreende-se muitas vezes por que uma pessoa é arrogante quando nos reportamos à sua infância. Ela pode ter sido mimada, educada com muita tolerância ou frustrada porque a sua vontade era contrariada. Assim, na idade adulta, quer controlar o mundo e as pessoas que a rodeiam. De modo geral, o orgulho denota falta de maturidade espiritual e psicológica. 

Veja algumas características da pessoa orgulhosa:
Considera-se infalível em suas opiniões e não reconhece que erra ou que pode errar;
pensa que é sempre capaz de discernir e interpretar a vontade de Deus; 
julga-se melhor que os outros;
não consegue autoanalisar-se e projeta nos outros o que a incomoda; 
está constantemente insatisfeita e desconfiada; 
é insensível e ambiciosa;
tem necessidade de reconhecimento; 
é a sua própria autoridade; 
não consegue ser submissa à autoridade espiritual, ao seu pastor, aos seus líderes, aos pais, ao cônjuge; nos relacionamentos afetivos e na sua vida profissional; 
é irredutível nos seus pontos de vista, recusando-se a abandonar suas vontades pelo bem do grupo;
quando sua opinião não prevalece, faz o que pode para enfraquecer a autoridade dos outros; 
quase sempre é irônica e ferina; 
tem prazer em ser bajulada; 
concentra-se sempre nas fraquezas dos outros, pois não consegue observar as suas.

De todos os tipos de orgulho, o espiritual é o pior. A Bíblia cita o exemplo de Lúcifer, que se deixou contagiar pelo orgulho, considerando-se mais poderoso do que Deus, porém o seu final foi a derrota.

Na Bíblia, também encontramos algumas orientações relacionadas ao orgulho. Leia atentamente os conselhos registrados em Salmos 31.23, 101.5, 123.4 e em Provérbios 11.2 e faça diariamente esta oração: Querido Paizinho, que eu nunca me esqueça de que dependo do teu amor, da tua piedade e da tua graça para ser teu filho nesta terra. Ajude-me, a cada dia, a reconhecer a minha dependência de ti e dos outros seres humanos. 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mulheres na Bíblia - Priscila, uma respeitável líder cristã


Priscila, a quem Paulo normalmente chamava pelo nome mais formal, Prisca, era sua valorosa "cooperadora". Como uma judia que havia saído de Roma, ela e seu marido Áquila, estavam profundamente envolvidos na divulgação do evangelho. Seu nome, inesperadamente, precede o de seu marido em três de seis referências a ambos (At 18.18 ; Rm 16.3 ; 2Tm 4.19). Esse fato pode indicar que ela pertencia a uma classe social superior à de Áquila ou demonstrar que era a mais ativa dentre os dois no serviço cristão.
Pode também ser simplesmente uma expressão de deferência para Priscila como mulher.

Quando chegou a Corinto, no final de 50 d.C., Paulo trabalhou com esse casal dinâmico no negócio da fabricação de tendas ( At 18.3 ). Havia pouco tempo que eles tinham sido forçados a sair de Roma, devido a um decreto do imperador expulsando todos os judeus. Provavelmente Priscila e Áquila já eram Cristãos, uma vez que Paulo descreveu Estéfanas e sua casa como os primeiros convertidos em Corinto (1Co 16.15). De qualquer maneira, como trabalhavam juntos no comércio e na expansão do evangelho, Priscila e Áquila tiveram a inestimável oportunidade de ser pessoalmente ensinados e treinados pelo apóstolo Paulo.
Quando Paulo deixou Corinto um ano e meio depois (At 18.11), Priscila e Áquila o acompanharam até Éfeso (At 18.18-19). Por vários anos, lideraram a igreja em Éfeso. 
Além de liderarem a igreja que funcionava em sua casa (1Co 16.19), tiveram um significante ministério junto a Apolo. Apesar de ser um eloquente orador, Apolo tinha sérias falhas em sua compreensão da mensagem cristã. Priscila e Áquila o chamaram de lado e, com grande sabedoria, tato e coragem, amorosamente lhe expuseram toda a doutrina cristã (At 18.26).

Priscila representava o retrato da mulher forte e competente, que estava ativamente envolvida no ministério cristão. Apesar de administrar sua casa e exercer um ofício, ela encontrava tempo para obter uma ampla compreensão das Escrituras, sendo, obviamente, habilitada no ensino. Como uma respeitada líder da Igreja Primitiva, ela também foi notada por sua hospitalidade. Trabalhava lado a lado com seu marido e, juntos, deram um significante contribuição para a expansão do evangelho nas primeiras décadas.

Onde encontrar?
Livro de Atos dos Apóstolos capítulo 18


Referência - A Bíblia da Mulher - Sociedade Bíblica do Brasil





















domingo, 26 de agosto de 2012

Peripécias de Gustavo Parte II

Olá! 
Bom, Guto agora está ensaiando os primeiros movimentos para engatinhar, e olha... dá trabalho hein...
Haja paciência, porque tipo assim, o menino não tem medo nenhum de se lançar de cara pra frente ou em qualquer outra direção para alcançar um objeto ou ir atrás da gente. 
Isso mesmo... agora quando eu ou o pai sai de perto ele se joga na direção em que estamos indo. Por enquanto ele fica sentadinho mesmo e lança o tronco pra frente e depois tenta dobrar as perninhas para continuar indo em frente, mas os bracinhos não aguentam o peso e ele vai com as fuças no chão, acolchoado claro.
Hoje ele cochilou no colchão que fica no chão do quarto dele e mesmo sendo no chão botei travesseiros pra ele não rolar para o chão, mas...
Quando ouvi o chorinho dele pra avisar que já tinha acordado e fui buscá-lo o menino já estava de bruços, com uma perna no colchão e outra já no chão em plena fuga com a cara mais sapeca do mundo e o sorriso mais safado! Flagrei no pulo do gato! 
Rsrsrs, posso com isso?

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

6 meses e 3 semanas


Explorando as mãos 

Com cerca de 6 meses (mas às vezes um pouco depois), o controle das mãos já se desenvolveu o suficiente para o bebê conseguir puxar um objeto na sua direção. Uma vez que tenha aprendido a pegar um brinquedo, ele começará a fazer o exercício de passar de uma mão para a outra. 

Além disso, descobrirá que deixar cair alguma coisa é tão interessante quanto pegá-la. Ao entender o conceito de causa e efeito, o mundo do seu filho ficará bem mais intrigante, e o seu, bem mais bagunçado. 

Destro ou canhoto? 

Ainda é cedo para saber se o seu bebê é destro ou canhoto. Nesta fase, a maior parte das crianças parece usar mais uma mão por algum tempo e depois a outra. Isso só será determinado ao certo quando ele tiver entre 2 e 3 anos. 

Mestre em rolar de um lado para o outro 

A maioria dos bebês já aprendeu a rolar nos dois sentidos, uma conquista que deixa todo mundo alegre: os próprios bebês e os pais. Claro que, embora divertido para o bebê, o ato traz uma preocupação extra. 

Por isso, segure bem o bebê ao trocá-lo e nunca o deixe sozinho em uma cama ou qualquer outro lugar mais alto. Se você usa um trocador em cima da cômoda, e se seu bebê for muito agitado, talvez uma alternativa seja fazer as trocas com o trocador no chão. 

Socializando-se 

Nesta fase, os bebês gostam de atenção e muitas vezes se esforçam para consegui-la. Em breve, você vai começar a notar ansiedade na presença de estranhos , mas, por enquanto, a socialização é mais generalizada: qualquer um que se aproximar do seu filho com uma expressão facial engraçada conquistará imediatamente a amizade dele. E não há motivos para ciúme, já que ele ainda precisa muito de você. 

O bebê também está aprendendo que seu comportamento, tanto o bom como o ruim, atrai sua atenção, o que, a partir de agora e por muitos anos pela frente, levará a criança a fazer praticamente qualquer coisa para você olhar para ela. 

Enquanto bebê, quase tudo o que ele faz é engraçadinho, mas, ao crescer, é mais provável que cometa travessuras só para ver a sua reação. Assim, é importantíssimo não esquecer de elogiar sempre o bom comportamento. 

Uma coisa vai ficando mais clara: seu filho começa a usar outras armas além de choro para obter atenção. Ele provavelmente tentará ser notado com movimentos e barulhos. Nos próximos três meses, o bebê desenvolverá uma maneira própria de fazer com que os outros saibam o que pensa, quer e precisa. 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Peripécias de Gustavo


Domingo costumamos chegar da igreja por volta das 22h e normalmente Gustavo às 21h já está no 10° sono, e quando passa da hora ele fica super agitado e irritado, coça o rosto todo, puxa as orelhas, o cabelo... Então fazemos tudo correndo para dar um banho rápido antes dele dormir e partir para a última mamada, se não ele dá "O SHOW", só deu tempo de tirar minha blusa pra dar banho no chuveiro mesmo e tirei o sapato dentro do banheiro... esqueci a toalha dele, e como ele já estava peladinho pedi ao pai para segurá-lo enquanto ia pegar. 
O danadinho apontou para meu sapato e fez aqueeeele xixizão, fez poça e tudo, e o menino tem uma mira boa, porque só caiu dentro do meu sapato, nenhuma gotinha fora! 

E ontem foi a vez do meu celular, coisa que ele a.d.o.r.a! Não pode ver que sorri e estica as mãozinhas para pegar e... babar é claro... até uma gorfada já rolou. 
O resultado?
Bateria queimada, ou afogada, rsrsrs, sei lá. 
Sorte que tem um estoque de celulares velhos aqui em casa e uma das baterias serviu para meu aparelho.

Posso com isso?!

cara de sapeca

6 meses




Parabéns pelo "meio aninho"!!! Chegou a fase da papinha, descobrir novos sabores tem sido uma delícia para ele e para mim também que descobri um bebê muito bom de boca.